Voguing Opera
Dança vogue e música clássica juntas em um projeto que celebra a cultura queer
Realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (Edital Descentra), esta ação inédita na cidade promoveu o encontro de dois universos aparentemente bem distantes: o da música clássica e o da dança voguing. O projeto aconteceu em março de 2022, contando com duas diferentes frentes: um bate-papo presencial com as artistas Safira Ninja Avalanx, Amerikana Puzzle e Timmy 007, e uma apresentação artística com suas perfomances gravadas e exibidas pelo canal do Youtube do Eca.
O voguing é um estilo de dança inspirado nas poses que as modelos fazem nas páginas da revista Vogue e das pessoas retratadas em hieróglifos do Antigo Egito, incorporando às coreografias também movimentos de ginástica. Frequentemente, a persona adotada pelos voguers é uma paródia codificada da feminilidade tradicional, que tanto glorifica quanto subverte ideais de beleza, sexualidade e classe. O voguing tem origem na Nova Iorque dos anos 80, tendo sido criado pelas comunidades negras e latinas queer do Harlem. A dança é uma das manifestações da Cultura Ballroom, movimento político de ocupação de espaços e de celebração da diversidade de gênero, de sexualidade e de raça.
Para as apresentações registradas em vídeo, foram escolhidas três músicas ícones do repertório erudito, passando pelos períodos Barroco, Clássico e Romântico: Hallelujah (Aleluia), parte do oratório “Messias” (1741) de Georg Friedrich Händel; Der Hölle Rache kocht in meinem Herzen (A vingança do inferno ferve no meu coração), mais conhecida com Rainha da Noite, ária da ópera “A Flauta Mágica” (1791) de Wolfgang Amadeus Mozart; e Lamour est un oiseau rebelle (O amor é um pássaro rebelde), mais conhecida como Habanera, ária da ópera “Carmen” (1875) de Georges Bizet. Exclusivamente para o projeto, a DJ EveHive e o DJ Bout remixaram as obras de Ópera e acrescentaram as características sonoras do Vogue Beat, evocando a Cultura Ballroom.
- Produção: ECA